Realizado 4º Workshop para jornalistas na Agrotins 2019

Com o tema: Soja no Contexto da Sustentabilidade, foi realizado na terça-feira, 07 de maio, o 4º Workshop para Jornalistas na Feira de Tecnologia Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2019. O evento foi direcionado tanto para os profissionais que trabalham em redação como para os que atuam nas assessorias de imprensa ou comunicação, com o objetivo de colaborar para a qualificação da cobertura jornalística desta que é a principal cultura agrícola tanto no Brasil como no Tocantins.

Organizado em conjunto pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e também pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e contou com a participação do pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR) Leonardo Campos que abordou sobre tecnologias e pesquisas que mostram a importância da soja inclusive para a sustentabilidade de outras cadeias produtivas de valor.

O pesquisador destacou o papel da imprensa, dizendo que a relação da Embrapa com a imprensa é um dos fatores principais para o sucesso da divulgação das tecnologias.

O pesquisador também destacou a realidade, atual, da cultura da soja no Matopiba, que reúne partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Considerada a última grande fronteira agrícola brasileira, a região já é responsável por significativa parcela da produção nacional de grãos, com destaque para a soja.

|Segundo o último levantamento da safra 2018/2019, divulgado em abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os quatro estados deverão ter uma produção de mais de 13,3 milhões de toneladas de soja. Esse número corresponde praticamente à produção dessa cultura no Matopiba, onde está a quase totalidade da produção de soja do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ainda segundo o levantamento, a safra brasileira deve ficar em 113.823,4 milhões de toneladas na atual safra. Ou seja, a produção no Matopiba é hoje algo próximo a 11,5% de toda a produção nacional de soja.

O workshop faz parte de projeto coordenado pela Embrapa Soja que trabalha com comunicação estratégica para a sustentabilidade da cadeia produtiva dessa cultura agrícola.

“As oportunidades de aprendizagem como essa, são sempre bem-vindas, pois oportunizam aos profissionais o contato direto com quem realiza pesquisas e também a oportunidade de conhecer de perto as evoluções do agronegócio. O cultivo da soja tem crescido muito, aliado a isso está uma cultura cheia de nuances que precisam ser conhecidas e divulgadas”, disse a presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar.